Mazars lança guia com abordagem de negócios sustentável

A Mazars, em colaboração com a ecoDa (European Voice of Directors), apresentou um guia prático para a implementação de uma abordagem de negócios sustentável.

O documento define o compromisso para com a sustentabilidade exigido a gestores e líderes, equacionando as questões-chave a abordar e identificando as medidas a implementar de forma sistemática, numa abordagem voltada para o futuro, com etapas a cumprir e objetivos claros a alcançar.

Este guia surge no seguimento de uma série de mesas redondas realizadas pelas duas organizações no final de 2019 e início de 2020 em diversos mercados europeus. Estas iniciativas possibilitaram reunir gestores e investidores para discutir de que modo desenvolver um diálogo eficaz, com base num compromisso mútuo, para promover o sucesso sustentável em benefício de stakeholders internos e externos e da sociedade em geral.

A pressão sobre a liderança organizacional para abordar a temática da sustentabilidade aumentou significativamente nos últimos anos e uma mudança radical ocorreu em resultado da pandemia COVID-19. Face a expectativas generalizadas sobre questões ambientais, sociais e de governança (ESG), particularmente no contexto europeu, os modelos de negócio das empresas precisam de evoluir para integrar a criação de valor a longo-prazo.

Esta não é apenas uma preocupação para grandes empresas, todos os negócios serão fortemente afectados por um escrutínio acrescido acerca da sua resposta relativamente à sustentabilidade, seja no que concerne às suas cadeias de fornecimento, acesso a financiamento ou riscos reputacionais.

Como explica Patrícia Cardoso, partner da Mazars em Portugal: «À medida que a crise originada pela pandemia COVID-19 continua a surtir os seus efeitos a nível global, muitas das empresas que estão a tentar manter-se relevantes em tempos difíceis e em mercados desafiadores perceberam que já não é suficiente concentrarem-se apenas na vertente económica dos seus negócios. As questões ambientais e sociais de uma empresa ocupam, cada vez mais, o topo da lista de preocupações de decisores e stakeholders. Uma abordagem proativa à sustentabilidade pode aumentar a vantagem competitiva de uma empresa em várias dimensões, incluindo a sua capacidade de recrutar e reter talento, potenciar a reputação corporativa e promover a satisfação dos clientes e a fidelização à marca».

InHR Portugal