Mazars cria programa de recuperação para empresas afetadas pela pandemia

A Mazars quer ajudar a proteger as empresas em tempo de pandemia. Para isso, criou um programa de recuperação pensado para apoiar a continuidade do negócio, de olhos postos no futuro mas sem esquecer a crise que os vários setores de atividade atravessam neste momento. Chama-se Reshape Crisis Recovery e assenta na identificação de áreas-chave que possam ser endereçadas no curto prazo.

O primeiro passo é avaliar a situação de organização e o impacto operacional do novo coronavírus. A partir, são estudados diferentes cenários e é elaborada uma previsão financeira que deverá ajudar a tomar decisões mais informadas e perceber quais as áreas prioritárias e que precisam de intervenção rapidamente.

O programa Reshape Crisis Recovery conta com 22 questões referentes a cinco áreas: Sales & Markets, Business Operations, Innovation & Digitalization, Performance & Financial Strenght e Leadership & Management. Completado o questionário, a Mazars entrega um heatmap com insights sobre cada uma das áreas contempladas.

«No actual contexto de pandemia e iminente recessão, muitas são as empresas que se questionam sobre a melhor abordagem ao desenvolvimento do seu negócio, tentando perceber de que modo poderão sobreviver e continuar a ser bem-sucedidas», afirma Sérgio Santos Pereira, partner e head of Tax da Mazars Portugal, justificando a criação deste programa.

Segundo o responsável, gerir um negócio e identificar as áreas prioritárias de actuação em contextos disruptivos são desafios de larga escala. ‘Colocamos ao serviço deste desafio a nossa capacidade de análise e identificação de tendências.

Esperamos que este conhecimento, associado à capacidade de o relacionar com a realidade de cada empresa e do mercado, permita promover a resiliência e crescimento das empresas portuguesas», conclui Sérgio Santos Pereira.

In Portugal Global