Mazars lança linha de sustentabilidade em Portugal

Maria João Vaz é a nova Sustainability Director da Mazars em Portugal, ficando responsável por liderar a nova linha de serviço da firma no mercado nacional. A aposta acontece num contexto de resposta global da Mazars a questões ambientais, sociais e de governação (ESG) que ocupam, cada vez mais, o topo da lista de preocupações de decisores e stakeholders.

Maria João Vaz é a nova Sustainability Director da Mazars em Portugal, ficando responsável por liderar a nova linha de serviço da firma no mercado nacional. A aposta acontece num contexto de resposta global da Mazars a questões ambientais, sociais e de governação (ESG) que ocupam, cada vez mais, o topo da lista de preocupações de decisores e stakeholders.

Assim, o que era já um pilar ao nível das prioridades e propósito da firma, com preocupações que passam pelas pessoas, planeta e pela sociedade, é elevado a uma nova dimensão – que procura, através de uma nova linha de serviço, criar valor para clientes e parceiros, através do suporte no que respeita à implementação de medidas que permitam contribuir para uma melhor performance, um percurso mais sustentável e, em última instância, uma economia mais próspera.

Maria João Vaz acredita que este novo desafio “será uma oportunidade para enriquecer o mercado com novas valências nesta área. Face ao crescimento da Mazars em Portugal e ao serviço diferenciador pautado pela excelência, experiência e proximidade ao cliente, que queremos manter e continuar a potenciar, vamos apostar em serviços que serão tailor made. Na nova equipa de Sustainability sabemos o caminho que temos pela frente: ajudar os atuais e os futuros clientes a posicionarem as suas empresas de forma a serem melhores para o Mundo. A Sustentabilidade é uma missão e um propósito, não pode ser uma obrigação. Queremos ajudar a criar e potenciar negócios responsáveis e com valor, onde os fatores ESG fazem parte das estratégias das empresas. É com este espírito que a Mazars vai entrar no mercado português, aliada à sua rede global.”

Para Luís Gaspar, Managing Partner da Mazars em Portugal, esta aposta pretende responder não só à estratégia internacional da Mazars, como permitir oferecer soluções cada vez mais completas e competitivas a um mercado ávido por produtos e serviços nesta área. “A Sustentabilidade é, hoje, um imperativo na vida das empresas e faz parte de uma visão comprometida, para além de potenciar novas oportunidades. Pode ajudar a melhorar a resiliência corporativa, criar valor para clientes e contribuir para um ecossistema saudável e uma comunidade mais forte. Reconhecemos a necessidade de apresentar uma abordagem sólida à Sustentabilidade, que permita desenhar estratégias claras e implementar padrões e processos mais sofisticados, rumo a empresas mais competitivas.”

Maria João Vaz conta com mais de 20 anos de experiência em consultoria na área da Sustentabilidade. Foi Managing Partner e Co-fundadora da Stravillia, tendo sido responsável por diferentes áreas técnicas na empresa e coordenação de diversos projetos de Sustentabilidade, nas áreas de estratégia, reporting & assurance, auditorias ambientais e sociais, implementação de ODS e outros projetos transversais ao nível da gestão dos fatores ESG. Integrou ainda empresas como BSD Consulting, PricewaterhouseCoopers e Sair da Casca, tendo experiência como formadora e no desenvolvimento de diversas ações de formação. É formada em Engenharia do Ambiente pela FCT-NOVA.

In Do IT