Sustentabilidade: oportunidades e desafios num mundo com diferentes realidades

A sustentabilidade continua a ser encarada por muitos como uma imposição e um custo e não um investimento estratégico. Uma percepção que se altera, muitas vezes, após a constatação das mais-valias das medidas e modelos de negócio sustentáveis e das vantagens que estes originam. Mas e apesar de algumas iniciativas que têm sido levadas a cabo serem positivas, há ainda um longo caminho a percorrer

O conceito de desenvolvimento sustentável não é recente. Foi em 1987 que o Brundtland Report – Our Common Future, publicado pelas Nações Unidas, o definiu como aquele que permite que as gerações presentes satisfaçam as suas necessidades sem comprometer que as gerações vindouras possam fazer o mesmo. As mais de três décadas transcorridas desde a publicação deste documento não resolveram as grandes questões relacionadas com este desafio e a sustentabilidade é hoje uma temática central à vida em comunidade, mas também à condução de negócio e à relação das organizações com o seu meio envolvente. A urgência em encontrar soluções para o problema das alterações climáticas é reconhecida por – quase – todos.

Mais recentemente, o Acordo de Paris constituiu um passo extraordinariamente importante no sentido da resolução de um problema que já não pode ser adiado. Aprovado a 12 de Dezembro de 2015, o tratado apresenta como principal objectivo a redução da emissão de gases estufa de forma a combater o aquecimento global. Infelizmente, a decisão dos EUA de abandonar as directivas definidas torna o seu cumprimento mais difícil. No entanto, um número significativo de empresas norte-americanas evidenciaram reacções bastante positivas e comprometeram-se a respeitar as metas acordadas.

In Ver (11 de abril).

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