Estratégias de investimento potencialmente elegíveis nos fundos comunitários

Antecipar tendências e definir estratégias de investimento potencialmente elegíveis nos fundos comunitários.

A transição para o próximo Quadro Financeiro Plurianual, o Portugal2030, será progressiva e realizada em simultâneo com o fecho do Portugal2020. Abordámos anteriormente as principais expetativas para o último trimestre de 2020 e apresentámos as últimas tendências dos apoios direcionados para as empresas (nomeadamente, contratação de pessoal altamente qualificado, formação de quadros e de diagnóstico de oportunidades).

Com efeito, considerando as decisões recentes da Comissão Europeia, e no que resta da execução do Portugal2020, antecipamos uma transferência de verbas significativa destinadas ao combate à pandemia, bem como a projetos de Inovação Produtiva, Investigação e Desenvolvimento Tecnológico e Internacionalização.

Estas tendências materializar-se-ão em programas de prazo curto, de investimento limitado e de alcance específico, passando pelos seguintes programas atualmente abertos:

Em face do exposto, e tendo em vista antecipar os próximos concursos, adaptámos a nossa metodologia de trabalho, propondo uma abordagem em três fases distintas:

  1. Diagnóstico dos projetos futuros, tendo em vista a análise dos critérios e estratégia de candidatura que permita antecipar a abertura de concursos;
  2. Vigilância semanal das novidades de concursos e comunicação dos respectivos requisitos; e
  3. Elaboração da candidatura.

Consulte aqui o resumo dos programas.

Document

Fundos comunitários: resumo dos programas
Fundos comunitários: resumo dos programas