PT2030 começa a sair do papel. Conheça estes e outros temas da atualidade de Tax

O primeiro trimestre de 2023 será um período determinante para a dinâmica de lançamento do novo Quadro Comunitário PT2030. Definido que está o Modelo de Governação, os regulamentos de execução e os primeiros avisos de apresentação de candidaturas estão a ser preparados com todo o cuidado.

Na newsletter deste mês, apresentamos o ponto de situação relativo a este tópico, sem esquecer a análise à principal medida de promoção do I&D empresarial do Portugal - SIFIDE II. A fiscalidade é um dos dossiers com mais impacto na atualidade das Empresas, e a área de Tax da Mazars apresenta um leque de serviços amplo e especializado.

SIFIDE aberto até 31 de maio de 2023

1

O Sistema de Incentivos Fiscais à I&D Empresarial (SIFIDE) é um benefício fiscal que visa o aumento da competitividade das empresas através da dedução à coleta do IRC de um crédito fiscal atribuído correspondendo até 82,5% das despesas incorridas em Investigação & Desenvolvimento (I&D).

As candidaturas deverão ser submetidas até 31 de maio de 2023.
Saiba mais aqui.

Portugal 2030 - Acordo de Parceria e Modelo de Governação

3

Após a assinatura do Acordo de Parceria, foi publicado, em Diário da República, o Decreto-Lei n.º 5/ 2023 que estabelece o Modelo de Governação dos fundos europeus Portugal 2030 para o período de programação 2021-2027. O diploma define os seus órgãos de governação, bem como as respetivas funções e competências. 
Saiba como se vai organizar o próximo quadro comunitário aqui.

Prorrogação do Mecanismo Extraordinário de Antecipação do PT2030 até 31 de Março de 2023

2

A presente prorrogação permite que as autoridades procedam à publicação de avisos para apresentação de candidaturas, até que os novos Programas disponham de condições para avançar com a operação no âmbito do Portugal 2030.
Neste âmbito, encontra-se aberto o registo de pedidos de auxílio para projetos de Inovação Produtiva e de Investigação & Desenvolvimento Tecnológico.
Contacte-nos para mais informações sobre SI Inovação e SI I&DT

Apoio à Promoção de Vinhos em Mercados de Países Terceiros

4

Durante o mês de fevereiro, o setor vitivinícola vai ter acesso à medida de Apoio à Promoção de Vinhos em Mercados de Países Terceiros, gerida pelo IVV, I.P.

Nesta medida, todos os investimentos efetuados ao longo de 2023, conducentes à promoção e divulgação de vinhos nacionais de qualidade fora do espaço da União Europeia, beneficiam de uma taxa de incentivo a fundo perdido de 50%.

Como o período de elegibilidade inicia a janeiro de 2023, os planos de internacionalização podem ser definidos desde já.

Saiba mais aqui.

Contacte-nos