Estudos e Pesquisas

Nesta página encontrará publicações de interesse geral das empresas, independentemente de sector de actividade ou serviço prestado.

A transposição das diretivas europeias de combate à elisão e ao planeamento fiscal agressivo

European insurers' IFRS 9 1086x202.png
O combate à fuga aos impostos é um tema que reúne raros consensos.
Com efeito, quer estejamos a falar com aqueles que defendem um Estado forte, capaz de providenciar aos seus cidadãos os serviços considerados essenciais, quer com os que sonham com um Estado mais leve e benevolente para com os nossos bolsos, a justiça fiscal é uma preocupação de todos.

Read more

CEE View: Inbound M&A report 2018/2019

social media 5
Em colaboração com a Mergermarket, a Mazars apresenta o “CEE View: Inbound M&A report 2018/2019”. O relatório apresenta um overview sobre o setor de fusões e aquisições na Europa Central e de Leste, em 2018. O documento aponta ainda os desafios e oportunidades expectáveis para os próximos meses.

Read more

ONDE ESTÁ A TRIBUTAÇÃO DO “CROWDFUNDING” NA GREVE DOS ENFERMEIROS?

Africa-survey-1086-per-202
A greve dos enfermeiros que veio polarizar a nação é singular em mais do que um sentido – por um lado, é uma das paralisações mais longas e com maior adesão no setor dos últimos anos e, por outro, encontra-se a ser financiada por um sistema relativamente inovador em Portugal – o “crowdfunding”.

Read more

Tecnologia e Sustentabilidade: Cinco inovações para definir o futuro

TL_Sustainability and Regulation_Mazars 1086x202
A Mazars associou-se ao “Intelligence Unit” da revista The Economist para examinar o estado atual da sustentabilidade em contexto corporativo. Neste artigo é apresentado o modo pelo qual a sustentabilidade pode ser medida e incentivada via regulação, bem como as diferenças entre geografias na adoção de práticas sustentáveis.

Read more

Sustentabilidade: liderar a discussão e apontar soluções

Article 1 EIU Regulation + Sustainability 1086x202
A Mazars associou-se ao “Intelligence Unit” da revista The Economist para examinar o estado atual da sustentabilidade em contexto corporativo. Neste artigo é apresentado o modo pelo qual a sustentabilidade pode ser medida e incentivada via regulação, bem como as diferenças entre geografias na adoção de práticas sustentáveis.

Read more

2018 Global Study on AI in the Hospitality Industry

AI Cover image 1086x202.jpg
Os especialistas em hotelaria da Mazars, em conjunto com especialistas internacionais, apresentam um Estudo Global sobre a utilização de Inteligência Artificial no setor Hoteleiro.

Read more

2018 Mazars Global Automotive Study

Automotive study 2018
Os especialistas da Mazars no setor da Indústria Automóvel, em conjunto com os especialistas da IHS, apresentam o “2018 Global Study on Sustainable Mobility”.

Read more

Mazars Global Water Risk Survey

Global Water Risk Survey
De forma a celebrar o dia mundial da água, a Mazars congratula-se por apresentar os principais resultados do “Mazars Global Water Survey”. O estudo dedica especial atenção aos riscos associados à falta de água a nível global.

Read more

Análise dos Relatórios de Solvência e Condições Financeiras das Entidades Europeias de Seguros e Resseguros

SFCR-Study-2018-1086x202.png
Pelo segundo ano consecutivo, a Mazars realizou um levantamento dos relatórios de solvência e condição financeira das 15 entidades europeias sujeitas à diretiva Solvency II, que entrou em vigor a 1 de janeiro de 2016 e que alterou o quadro regulamentar das empresas de seguros a nível europeu.

Read more

O regresso ao crescimento das principais empresas de construção europeias

Visuel de couverture_BTP 2017_1086x202
O nosso último relatório, publicado no ano passado, aconselhava as entidades líderes a adotarem uma abordagem cautelosa em 2016, em particular devido ao estado das encomendas no final de 2015.
Esta precaução foi confirmada por um ano em que as principais empresas de construção assistiram à consolidação dos seus negócios: uma diminuição da atividade e uma ligeira melhoria da margem, refletindo uma reorientação nas principais atividades comerciais e uma maior seletividade.

Read more