São estas as três competências que os líderes vão (mesmo) precisar nos próximos três a cinco anos

De acordo com o Barómetro C-suite 2021: “Time for action” da Mazars, as três competências mais importantes que os líderes precisarão para os próximos três a cinco anos são visão estratégica e planeamento; pensamento analítico e resolução de problemas; inovação e criatividade.

A pesquisa concluiu que a expectativa dos líderes é que os seus negócios passem por transformações, sendo que as relacionadas com tecnologia e sustentabilidade são as mais prováveis, 68% esperam passar por uma transformação tecnológica e 62% esperam uma transformação na sua estratégia de sustentabilidade nos próximos três a cinco anos.

As empresas estão confiantes de que podem responder às tendências, 94% acreditam na sua resposta às tendências em tecnologia/inovação, 91% perante as expectativas de governança, ética e responsabilidade social e 90% a novos ou mais complexos requisitos regulatórios.

A maioria (88%) acredita ter resiliência para enfrentar uma crise. Face ao aumento dos riscos de cibersegurança, a maioria (68%) está confiante que os seus dados estão completamente protegidos.

As empresas esperam transformar as suas estratégias de sustentabilidade, aumentar o investimento neste tipo de iniciativas e estão a assumir compromissos públicos numa série de tópicos ESG. Os critérios ESG são claramente o foco dos profissionais C-suite.

Considerando as transformações esperadas, a confiança para responder às tendências, os investimentos planeados e os compromissos assumidos com os critérios ESG, parece haver uma lacuna entre intenção e acção.

A investigação mostra que as empresas se sentem preparadas e confiantes para responder às tendências e transformações futuras. Mas, para cumprir as suas promessas, precisam de concentrar os investimentos e garantir que as suas estratégias são alcançáveis.

Realizado no quarto trimestre de 2021, o Barómetro Mazars C-suite consultou mais de 1000 executivos de 39 países em todo o mundo para compreender que oportunidades e desafios enfrentam.

In HR Portugal