Da estratégia à ação

Só temos sucesso como negócio se ouvirmos os nossos clientes.

No final de 2021, a Mazars, quinta multinacional do setor, perguntou a mais de 1000 líderes de empresas, espalhados por 39 países, quais as suas expectativas. A transformação digital, a tecnologia e a sustentabilidade estão no topo da lista das respostas.

Os líderes esperam transformar os seus negócios com tecnologia e sustentabilidade. Perto de dois terços (62%) pretendem investir na sua estratégia de sustentabilidade nos próximos anos, mas mais ainda vão apostar na transformação tecnológica (68%). Estas duas áreas cresceram mais 18% face a 2020 tornando-se o foco das empresas.

A consciência de que é necessário adotar os critérios ESG (Environmental, Social, Governance) existe. Mas quando ouvimos mais de mil executivos, também percebemos que existe um fosso entre a intenção e a ação. Compreendemos as dificuldades dos nossos clientes. A falta de capital, a complexidade, o risco de fraco retorno e a dificuldade na escolha das prioridades são as grandes barreiras ao investimento. Para isso as empresas precisam de programas, pessoas e competências certas.

Fazer o alinhamento de pessoas, processos e tecnologia é tarefa da Mazars. A Mazars tem estado envolvida em muitas candidaturas no âmbito do PRR. O PRR tem uma missão: impulsionar o país no caminho da retoma, através de um conjunto de reformas e investimentos. Retoma essa que se pretende conseguir através da transição verde, transformação digital, crescimento inteligente e sustentável e na coesão social e territorial.

Foi notável ver a confiança dos líderes das empresas no final de 2021. Há dois motivos para isto: o natural alívio por o pior da pandemia já ter passado e a resiliência que, entretanto, os negócios ganharam nestes tempos únicos. Sofreram o choque e saíram dele mais fortes.

Estas qualidades vão ser testadas, mais uma vez este ano com o decorrente impacto da pandemia, inflação crescente e guerra na Ucrânia.

Na Mazars ouvimos os nossos clientes, compreendemos os seus negócios, mercados e necessidades, somos parceiros na descoberta das oportunidades e desafios à sua frente. Só ouvindo os nossos clientes e respondendo com eficácia, demonstramos a nossa capacidade e determinação para dar suporte aos seus desafios e atingir os seus objetivos.

Document

JE: Quem é quem na consultoria 2022 - Mazars