Apesar do aumento dos ciberataques, 68% dos líderes diz que os dados da sua empresa estão completamente protegidos

Apesar de mais de metade dos líderes (54%) consideram que os ciberataques aumentaram face ao último ano, 68% acredita que as suas empresas estão completamente protegidas contra os ataques cibernéticos.

O relatório “Cibersegurança: a sua rede é suficientemente robusta?”, realizado pela Mazars junto de mais de 1.000 executivos C-suite em todo o mundo, mostra que a cibersegurança se tornou uma das grandes preocupações para os líderes empresariais.

“De forma coletiva, estamos a melhorar em termos de prevenção e deteção de ciberataques e na limitação dos seus danos, mas nenhum sistema é infalível. Os avanços tecnológicos que nos podem proteger também fornecem aos criminosos ferramentas mais avançadas, incluindo inteligência artificial, que podem mantê-los bastante à frente das organizações alvo”, explica Robert Kastenschmidt, Partner e Head of Consulting na Mazars.

A pesquisa mostra que os líderes acreditam que as ciber ameaças estão a aumentar e que uma em cada três prepara-se para um ataque significativo na sua organização durante os próximos 12 meses.

No entanto, dois terços dos líderes de negócios (68%) dizem que sentem que os dados de sua organização estão “completamente protegidos”. A confiança é maior nos EUA, onde 80% dos entrevistados se sentem completamente protegidos.

“Os riscos provenientes dos ciber ataques, bem como a complexidade dos mesmos, é cada vez maior, por isso resta-nos fazer o que está ao nosso alcance garantindo avaliações de risco regulares, execução de testes de efetividade das políticas implementadas, monitorização adequada das informações que são críticas e garantir a existência de um plano de Disaster Recovery que responda de forma adequada e célere aos desafios atuais”, diz Ivo Morais, Audit & Assurance Senior Manager da Mazars em Portugal.

InExecutive Digest

Contacte-nos